Potencial Genético
O Potencial Genético ou PG define o máximo de habilidades o cavalo poderá ganhar até aparecerem em negrito. Também define, juntamente com o BLUP, a qualidade do cavalo para reprodução.
É dividido entre as seis disciplinas no jogo: Resistência, Adestramento, Velocidade, Galope, Trote e Salto, que somados dão o PG total. Quando um criador produz um cavalo com 100 pontos de PG numa das disciplinas, este cavalo apresentará uma estrela de excelência. E assim por diante com 110, 120, 130 pontos...
Reparem este cavalo que possui 100.09 de PG em adestramento, portanto possui uma estrela de excelência nesta disciplina.
Já este possui 4 estrelas. Três em resistência (A 1ª com 100, 2ª com 110 e 3ª com 120) e mais uma em adestramento, pois possui mais de 100 pontos nesta disciplina.
Resumindo:
Potencial Genético para a habilidade:
- 100.00 = *
- 110.00 = **
- 120.00 = ***
- 130.00 = ****
- E assim por diante...
O PG pode aumentar ou diminuir de geração a geração, dependendo do BLUP dos pais. Potros filhos de cavalos com BLUP baixo ou negativo tendem a nascer com o PG menor que o dos pais ou com um pequeno aumento. Já potros filhos de pais com BLUP 100 nascem com um grande aumento de PG em relação aos pais.
Também é possível melhorar o PG de um potro dos 8 meses a 1 ano e 6 meses, até um máximo de 1.20, através dos jogos com os companheiros.
Habilidades
São os pontos que definem a qualidade dos cavalos para as competições.
Os cavalos podem adquirir habilidades com: treinos, passeios, participando de competições, fazendo aulas e jogando com companheiros (aqueles que aumentam habilidades).
As habilidades adquiridas com treinos, passeios e competições são definidas pelo PG. Ao terminar o treino e fazer passeios e competições (para a habilidade em questão) até que parem de aumentar a habilidade, ela aparecerá em negrito. Os demais métodos dão habilidades "extras" e não contribuem para levá-las a negrito, mas fazem com que o cavalo tenha mais habilidades do que indica o PG.
As Habilidades são mostradas na aba "Características" na página do cavalo, reparem que nesta imagem a resistência, velocidade e adestramento estão em negrito.
Alguns potros podem nascer com habilidades, estas são as chamadas habilidades inatas. Também são "extras" e contam para que o cavalo tenha mais habilidades do que indica o PG. Para um potro ter habilidades inatas, a média do BLUP dos pais deve ser positiva. Quanto maior essa média, maiores as habilidades, sendo que o máximo é atingido quando ambos os pais tem BLUP 100. Se a média for negativa, o potro não nascerá com habilidades.
Potros com muitas habilidades inatas serão os melhores cavalos para competições, também são sinal de que o criador é cuidadoso com sua criação e produz bons cavalos.
Os ítens de bônus não contam para as habilidades, mas são computados durante as competições.
BLUP
É o indicador da "aptidão do cavalo para reprodução". Pais com BLUP positivo produzirão potros melhores em PG e com habilidades inatas
BLUP negativo, ainda não é aconselhavel reproduzir este cavalo.
BLUP 100, dará origem a potros melhores.
Contribuem para o BLUP os seguintes quesitos:
- Idade: o cavalo só poderá atingir BLUP 100 com 10 anos ou mais, portanto, até esta idade, o BLUP aumenta conforme o cavalo envelhece.
- Treinamento: as 3 melhores habilidades do cavalo em negrito. Para isso é preciso terminar o treino, fazer passeios e participar de competições (para a habilidade em questão) até que não aumentem mais as habilidades. Aulas e jogos com companheiros não contam.
- Competições: ter pelo menos 20 vitórias (1º lugar) em competições
Nenhum comentário:
Postar um comentário